O ''pai de todos''

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Em alguns meses de pesquisa, de certidão em certidão, achei o patriarca da família Van Daele (Wan-Dall, Wan Dall, Van Dall, Vandalen, Vandahl, Vandale) no Brasil.
Lista de passageiros, obtida através do blog coloniabelga.blogspot.com.br
Saindo em 30 de Maio de 1846 com destino ao Brasil, o navio belga Adele trouxe, entre outros colonos belgas, Ivo Van Daele e seu irmão, Charles Louis (Karel Louis) Van Daele.
Ivo, nascido em 1823 na cidade de Ruiselede - Bélgica, veio solteiro com 23 anos de idade.
Ivo Van Daele e o irmão Charles, apesar de não fazerem parte do plano de Charles Van Lede de colonização do que hoje conhecemos como Ilhota, tentou se estabelecer na região com cultivo de linho, morando com o irmão e a cunhada em parte de um terreno cedido pelo Monsieur Fontaine.
Documento traduzido, obtido através do blog coloniabelga.blogspot.com.br

Ivo casou-se em Itajaí-SC em data não conhecida  após 1847 (os livros da época foram extraviados, de acordo com o genealogista Telmo Tomio) com Catharina Kirbach (Kerbach, Querbach, Cherbak), alemã luxemburguesa, nascida em 1826 na cidade de Wasserliesch - Alemanha, filha do luxemburguês João Kerbach (Joannes Kirpach/Kirbach) e da alemã Dorothea Kiefer (seu nome aparece como Eleutéria Kiffart, Dorotea Thif e Valutéria Thif em alguns documentos), colonos pioneiros na Colônia São Pedro de Alcântara e posteriormente, nas colônias Pocinho e Belchior (atual Gaspar).
Ivo se estabeleceu na região de Gaspar, onde teve 10 filhos. Ele é o ''pai de todos'' os Van Daele, pelo fato de que o irmão, Charles Louis, voltou com a esposa, Seraphina Lambert e suas filhas para Bélgica, onde foi localizado os registros de óbito de todos.
Na próxima postagem conto mais  sobre a próxima geração de descendentes de Ivo Van Daele e Catharina Kirbach.

Até mais.

Comentários

Postagens mais visitadas