O ''pai de todos''

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Em alguns meses de pesquisa, de certidão em certidão, achei o patriarca da família Van Daele (Wan-Dall, Wan Dall, Van Dall, Vandalen, Vandahl, Vandale) no Brasil.
Lista de passageiros, obtida através do blog coloniabelga.blogspot.com.br
Saindo em 30 de Maio de 1846 com destino ao Brasil, o navio belga Adele trouxe, entre outros colonos belgas, Ivo Van Daele e seu irmão, Charles Louis (Karel Louis) Van Daele.
Ivo, nascido em 1823 na cidade de Ruiselede - Bélgica, veio solteiro com 23 anos de idade.
Ivo Van Daele e o irmão Charles, apesar de não fazerem parte do plano de Charles Van Lede de colonização do que hoje conhecemos como Ilhota, tentou se estabelecer na região com cultivo de linho, morando com o irmão e a cunhada em parte de um terreno cedido pelo Monsieur Fontaine.
Documento traduzido, obtido através do blog coloniabelga.blogspot.com.br

Ivo casou-se em Itajaí-SC em data não conhecida  após 1847 (os livros da época foram extraviados, de acordo com o genealogista Telmo Tomio) com Catharina Kirbach (Kerbach, Querbach, Cherbak), alemã luxemburguesa, nascida em 1826 na cidade de Wasserliesch - Alemanha, filha do luxemburguês João Kerbach (Joannes Kirpach/Kirbach) e da alemã Dorothea Kiefer (seu nome aparece como Eleutéria Kiffart, Dorotea Thif e Valutéria Thif em alguns documentos), colonos pioneiros na Colônia São Pedro de Alcântara e posteriormente, nas colônias Pocinho e Belchior (atual Gaspar).
Ivo se estabeleceu na região de Gaspar, onde teve 10 filhos. Ele é o ''pai de todos'' os Van Daele, pelo fato de que o irmão, Charles Louis, voltou com a esposa, Seraphina Lambert e suas filhas para Bélgica, onde foi localizado os registros de óbito de todos.
Na próxima postagem conto mais  sobre a próxima geração de descendentes de Ivo Van Daele e Catharina Kirbach.

Até mais.

OBS: A postagem foi atualizada no seguinte site: https://vandaelegenealogia.blogspot.com/ Este e o outro são de autoria de Angélica Van Dall M. Nunhofer, pesquisadora e genealogista.

Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de mencionar que é correto que o irmão de Ivo, o Charles Louis Van Daele, saiu com sua esposa e 6 filhos em 1861 para a cidade de Wingene na Bélgica. Mas... eles voltaram em 1886 com o vapor Pascal. Os detalhes e provas estão no meu site sobre a imigração belga para Ilhota - http://www.belgianclub.com.br/pt-br/ilhota/van-daele-charles-louis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa "descoberta" foi posterior, e eu sou uma das pesquisadoras dessa família no Brasil e na Bélgica.

      Excluir
  2. Oi. Quem é o autor do blog? Encontrei o óbito do Ivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sra Elis, eu não sou o autor, mas tenho interesse em receber uma cópia do óbito. Pode ser por WhatsApp (11)96473 5877? Já lhe agradeço.

      Excluir
    2. Olá, eu sou a autora do blog, fiz outro pois perdi o acesso a este. Já possuo o óbito dele, porém como perdi acesso, não consegui inserir o restante da pesquisa no blog. Criei um novo para ir fazendo as publicações https://vandaelegenealogia.blogspot.com/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas